Manutenção automotiva é o nosso negócio

Serviços

O que fazemos

Serviços que prestamos.

Freios
  • Pastilhas
  • Discos
  • Lonas

Os freios são uns dos mais importantes componentes de um veículo por trazer segurança ao motorista e aos seus ocupantes, portanto, seu bom funcionamento é fundamental.

É natural que com o passar do tempo ocorra o desgaste dos freios, principalmente dos dianteiros que atuam com uma carga de frenagem elevada, então, com a revisão periódica dos itens principais que compõem os freios, como os discos, pastilhas, tambor e fluido de freio, muitos acidentes podem ser evitados.

É importante ficar atento à alguns sinais que os freios apresentam quando estão com problemas, por exemplo:

  1. o pedal do freio pode ficar baixo quando há falta de fluido ou quando há problema no cilindro mestre;
  2. se ao frenar, o condutor ouve alguns barulhos estranhos, pode ser um indício de que as pastilhas devem ser trocadas;
  3. se o volante começar a trepidar, pode ser que o disco esteja empenado.

Dessa forma, indica-se realizar revisões periódicas em todo o sistema de freios de seu veículo para evitar problemas maiores no futuro e evitar acidentes.

Injeção Eletrônica
  • Bicos Injetores
  • Regulagem Eletrônica
  • Sensores em geral

O sistema de injeção eletrônica é responsável por enviar o combustível, de maneira controlada, ao motor do veículo. Existe um chip eletrônico que garante esse controle, uma vez que ele analisa o funcionamento do motor e ajusta a sua alimentação, com o objetivo de obter um melhor rendimento e performance do veículo.

Os componentes do sistema de injeção eletrônica estão divididos em sensores, atuadores e central de informações (ou unidade de comando).

De modo resumido, os sensores identificam a condição do veículo e transferem as informações para a unidade de comando, enquanto os atuadores trabalham de acordo com os comandos que lhe são enviados, fazendo as correções necessárias para garantir o melhor desempenho possível do veículo.

O módulo de injeção eletrônica tem uma memória que armazena e registra o problema. Assim, em caso de pane em um dos sensores, o veículo continuará funcionando, mas de forma diferente da programação ideal, ocorrendo falhas na injeção de combustível e o veículo elevará seu consumo de gasolina, ou terá a potência reduzida. Um indicativo de problemas é a luz da injeção acesa no painel.

Assim, é necessário realizar seu reparo o mais breve possível para não causar maiores danos em seu veículo.

Escapamento
  • Originais
  • Esportivos
  • Especiais

O escapamento faz parte do sistema de exaustão do veículo e tem como função reduzir o barulho que é gerado pelo motor do carro e filtrar a emissão de gases. Ele é formado no geral por 4 partes:

  1. Tubo dianteiro - capta os gases que são emitidos no momento que o combustível é queimado para depois conduzi-los ao catalisador.
  2. Catalisador – local onde os gases têm a sua toxicidade reduzida em cerca de 95%.
  3. Silencioso intermediário – interliga o catalisador ao silencioso traseiro.
  4. Silencioso traseiro - sua função basicamente é reduzir o barulho gerado pelo motor.
  5. Abafador - é encarregado de absorver os ruídos mais agudos.

Para quem gosta de um barulho do tipo “ronco” em seu carro, há a opção de trocar o silencioso traseiro pelo abafador esportivo, que fará um barulho bem bacana em seu veículo.

Também temos várias opções de escapamentos esportivos, podendo adapta-los de diversas formas, conforme o gosto do cliente.

Suspensão
  • Amortecedores
  • Molas
  • Bandejas

É o sistema responsável pela estabilidade do carro, além de reduzir o impacto da irregularidade do solo aos ocupantes do automóvel. Sua função é absorver as vibrações e choques das rodas, proporcionando conforto aos ocupantes do veículo e garantindo o contato das rodas com o solo. Veja as funções das principais peças da suspensão:

  1. Amortecedores: é o componente principal do sistema da suspensão, atua amenizando as irregularidades do solo em conjunto com a mola, uma vez que ele controla os movimentos de abertura e fechamento das molas mantendo o contato dos pneus com o solo.
  2. Molas: é o componente mais eficiente para filtrar as imperfeições do asfalto.
  3. Pivô de suspensão: Auxilia a coluna da suspensão no seu movimento de sobe e desce permitindo, assim, o ângulo de oscilação do braço.
  4. Barra estabilizadora: Promove a ligação entre uma coluna de suspensão e a outra. É responsável pela estabilidade do veículo em altas velocidades, em retas e em curvas.

Por proporcionar conforto, estabilidade e segurança ao veículo, é recomendável que sejam feitas as manutenções preventivas no sistema da suspensão.

Óleo
  • Mineral
  • Sintético
  • Filtro

A lubrificação correta é fundamental para a saúde e durabilidade do motor e faz parte dos procedimentos de rotina na manutenção do veículo. A tarefa do óleo é, com a viscosidade, evitar o atrito entre as peças móveis do motor, garantindo bom funcionamento, sem aquecimento excessivo e desgastes no sistema mecânico.

O filtro de óleo também merece atenção e deve ser trocado, caso contrário o lubrificante do motor não vai ter a mesma eficiência, isso porque a sua função é filtrar as impurezas para que elas não retornem ao motor, evitando danos permanentes.

A caixa de câmbio é outra parte do carro que, de vez em quando, precisa ter o óleo trocado, também há a necessidade de trocar a lubrificação da direção hidráulica em algum momento da vida útil do veículo, como também o fluído dos freios.

Motor
  • Retífica
  • Cabeçote
  • Pistão

Resumidamente, a função do motor é de transformar a energia calorífica liberada pela queima de combustível em energia mecânica, para movimentar as rodas do veículo.

Um componente de extrema importância do motor é o cabeçote, o qual é responsável pela condução e controle de entrada e saída de ar e combustível dos cilindros fixados no bloco.

Nos cilindros é onde tudo começa, já que são neles onde ocorre a queima do combustível que será transformado em energia. Alguns componentes essenciais ao funcionamento do motor são:

  1. Vela: item responsável por gerar a faísca que fará a combustão da mistura de ar e combustível dentro do cilindro.
  2. Bico injetor: cabe a ele liberar a quantidade correta de combustível dentro do cilindro.
  3. Pistão: a explosão gerada dentro do cilindro tem como objetivo movimentar o pistão, que, por sua vez, transfere a energia recebida ao virabrequim, dando rotação ao motor.

Como o motor é o coração do veículo, pois é dele que vem a explosão que faz com que o veículo se movimente, é muito importante sempre fazer sua correta manutenção.

Câmbio
  • Caixa de câmbio
  • Diferencial
  • Eixo de transmissão

Para que o veículo possa ser capaz de se deslocar em diversas velocidades foi criado o sistema de câmbio, ou transmissão.

O câmbio ou transmissão é o sistema formado por um conjunto de engrenagens que permite ao condutor regular a velocidade e o torque apropriados às condições de locomoção do veículo.

Em veículos convencionais (com motor dianteiro), a transmissão se inicia no volante, passando pela embreagem, caixa de câmbio, eixo de transmissão e pelo diferencial, até alcançar as rodas traseiras.

A caixa de câmbio funciona como um multiplicador de força e/ou velocidade do motor, permitindo que o motor forneça às rodas a força adequada para o deslocamento do veículo (acelerar ou desacelerar).

O diferencial é um dispositivo mecânico que permite que as rodas girem em diferentes velocidades.

Portanto, se houver algum problema em um componente do câmbio, o veículo poderá nem mesmo sair do lugar, já que não haverá a transmissão necessária para sua locomoção.

Embreagem
  • Platô
  • Disco
  • Rolamento

Uma das funções da embreagem do carro é possibilitar a saída do veículo, transmitir o torque e proteger o motor e a transmissão contra sobrecargas. Ela também é responsável por transmitir a força do motor para a caixa de câmbio e demais componentes do sistema de transmissão, como também filtrar as vibrações geradas pelo motor. Algumas das funcionalidades de seus componentes:

  1. Rolamento - permite o afastamento das placas de pressão do disco de embreagem e interrompe a transmissão da rotação do motor para a caixa de câmbio.
  2. Platô - tem a função de unir o disco de embreagem com o volante do motor, garantindo a suavidade na saída da inércia do automóvel.
  3. Disco - é o elemento responsável por interligar o motor, a transmissão e o platô, além de amortecer e reduzir o ruído e o desgaste na transmissão.

Como é através da embreagem que é possível dar movimento ao automóvel e torque na marcha, é necessário que seu funcionamento esteja sempre em perfeito estado.

Alinhamento
  • Cambagem
  • Direção
  • Caster

Chamado de alinhamento de rodas, o processo, recomendado a cada 700 km, ajusta o ângulo das rodas e as mantem perpendiculares ao solo e paralelas entre si.

Com isso, seu objetivo é diminuir o desgaste dos pneus e melhorar o desempenho do veículo, já que o alinhamento do veículo é prejudicado quando as rodas apresentam irregularidades.

Um alinhamento de rodas bem feito traz maior segurança e beneficia o equilíbrio e desempenho do veículo.

Balanceamento
  • Pneu
  • Chumbo
  • Roda

O balanceamento de rodas está relacionado à suspensão do carro, evitando trepidações na direção e garantindo que o desgaste dos pneus seja uniforme.

Atritos e impactos fortes nos pneus são coisas comuns que causam desgastes pontuais e reduz a sua vida útil, além de diminuir o conforto do motorista durante a direção. O balanceamento de rodas é feito para consertar esses tipos problemas, garantindo segurança, conforto e maior longevidade aos pneus.

Arrefecimento
  • Radiador
  • Aditivo
  • Ventoinha

O sistema de arrefecimento é responsável por manter o carro a uma temperatura ideal de funcionamento (sempre na faixa dos 90º Celsius).

Seu trabalho é importante, pois o motor esquenta muito com todas as explosões da queima do combustível. Então, é responsabilidade do sistema de arrefecimento manter o propulsor frio o suficiente para que as peças não derretam, mas não frio demais a ponto que o carro não funcione direito.

O sistema é composto por mangueiras, radiador, ventoinha, bomba d'água, vaso de expansão, válvula termostática e, no meio de tudo isso, um líquido, que deve ser composto de 50% de água desmineralizada e 50% de aditivo a base de etileno glicol.

O sistema de arrefecimento sempre deve estar em boas condições de uso para que o motor não venha a fundir por conta da temperatura elevada.

Revisão Preventiva
  • Segurança
  • Economia
  • Melhor performance

É um hábito comum só fazer uma revisão no veículo nas vésperas de uma viagem mais longa. Porém, a falta de manutenção preventiva pode transformar o seu carro em uma pequena bomba relógio — perder o freio na cidade, por exemplo, pode ser tão perigoso quanto em uma rodovia.

Fazer a manutenção preventiva só traz benefícios para o carro e seu dono, minimizando custos futuros e trazendo maior segurança ao motorista e aos ocupantes do veículo.

Como o próprio nome diz ela previne e garante o bom funcionamento do carro. Agende uma revisão preventiva periodicamente!

Não perca tempo, faça um orçamento agora!

Precisa de alguém especializado para cuidar do seu veículo? Fale com a nossa equipe, nós podemos ajudar!

WhatsApp WhatsApp
TOPO