O filtro de ar é um item que tem sua vida útil limitada. É necessário trocá-lo para não prejudicar o motor e outros componentes de seu carro.
Ele é responsável por filtrar as impurezas do ar para proteger o motor do seu veículo. Dentro dele as impurezas mais pesadas ficam no fundo e as mais leves são retidas no elemento filtrante.
O elemento filtrante é a parte visível do filtro de ar, aquela que parece uma “sanfona”. Ela é uma comporta de papel especial para retenção de elementos contaminantes.
Para se ter ideia do seu poder de filtração, esse filtro pode reter partículas de até 1 mícron (que é a milionésima parte de 1 milímetro). Por exemplo: 1 grão de pó de talco tem 15 mícrons.
O filtro de ar pode ser quadrado, redondo, oval ou cilíndrico, isso varia conforme o projeto de cada veículo. Basta consultar o manual do carro.
Seu objetivo é garantir que o ar que entra pelo coletor de admissão chegue limpo até a câmara de combustão, e assegurar que a queima da mistura ar/combustível seja a mais perfeita possível.
Sem contar, ainda, que ele reduz desgastes prematuros dos componentes internos do motor e evita o aumento do uso de combustível.
Recomenda-se a sua substituição na faixa dos 10.000 km rodados.
Mas, preste atenção, pois, o desgaste do filtro varia de acordo com o ambiente em que o carro é utilizado. Por exemplo: se o carro anda muito em estrada de terra e pega muita poeira, ele irá desgastar mais rápido do que aquele utilizado somente na cidade.
Vale a pena também chegar visualmente o filtro, se estiver muito escuro e empoeirado indica-se a sua substituição.
Além disso, fique atento a alguns sinais comuns, como: aumento do uso de combustível, perda de potência nas retomadas de velocidade e falhas na marcha lenta, esses sinais indicam que o filtro de ar necessita ser trocado.
O filtro de ar é uma peça fácil de ser trocada, tem preço acessível e vai custar menos do que se fizer uma revisão completa no sistema de alimentação do veículo.