Os veículos mais novos apresentam um aumento de consumo de combustível ao utilizar o ar-condicionado em aproximadamente 10%. Nos carros menos dotados de tecnologia esse consumo pode aumentar em 20%.
Essa diferença ocorre pela compensação de energia que o veículo utiliza para manter o sistema de resfriamento da carroceria ativo. Com o ar-condicionado ligado o motor do carro precisa trabalhar mais para manter suas funções em funcionamento.
No caso dos veículos mais novos que contam com mais tecnologia, o motor não precisa trabalhar tanto para manter o resfriamento no interior do veículo, por isso não aumenta consideravelmente o consumo.
Mas, sabia que viajar com os vidros do carro abertos também aumenta o consumo de combustível?
Quando a velocidade do veículo atinge ou ultrapassa 80 km/h a pressão do vento na aerodinâmica do carro faz com que o motor trabalhe mais para ganhar velocidade.
Então, o consumo de combustível aumenta para que o motor ganhe mais força e atinja a velocidade que o motorista está imprimindo ao pisar do acelerador do carro.
Por este motivo, com as janelas abertas o carro gasta mais combustível na estrada. O mesmo não acontece quando está na cidade, porque a velocidade é baixa e não gera essa pressão na aerodinâmica do veículo.