Correia dentada e a importância da revisão preventiva

Dicas do Dinho

Esperar seu carro apresentar algum problema para efetuar a troca da correia dentada e de seu tensor não é uma boa escolha. Ela deve ser trocada na revisão preventiva, ou seja, a cada 50.000 km, ou conforme o manual do veículo, para que não danifique outras peças e você precise gastar muito dinheiro consertando o motor do carro.

A correia dentada é responsável por ligar o eixo-comando de válvulas ao virabrequim do motor, promovendo o sincronismo para que as válvulas de admissão e de escapamento sejam abertas e fechadas no momento exato.

O fato é que se a correia dentada arrebentar, o motor simplesmente não funciona mais.

Por esse motivo, quando a correia se parte, o motor para de funcionar e possivelmente já haverá danos no motor. Se você tentar ligar o veículo com a correia arrebentada, provavelmente perderá as válvulas do cabeçote.

E se por acaso o rompimento da mesma acontecer com o motor funcionando, há o risco de ocorrer danos em outras peças do motor.

Sem a correia dentada, o motor perde o já citado sincronismo, o que causa choque direto e desordem entre os componentes internos como válvulas, pistões, cabeçote e bielas.

Muita gente acaba trocando apenas a correia dentada deixando para trocar o tensor uma próxima vez, mas o recomendado é sempre efetuar a troca da correia e do tensor juntos, pois o tensor pode estar viciado com o movimento da correia dentada, ou seja, ele pode estar viciado na posição que ele está tensionando a correia e se trocar somente a correia, o tensor fará com que a nova correia danifique muito antes do tempo previsto.

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