Dar a partida no carro, ligar o som, ligar o limpador de para-brisa, ligar o ar condicionado, nada disso é possível caso a bateria do seu carro não esteja carregada.
Nos veículos, a peça que mantem a bateria completa é o alternador.
O alternador serve para carregar a bateria e gerar energia elétrica necessária para todos os equipamentos elétricos do carro.
Quando o motor do carro está em funcionamento, todo seu sistema elétrico é alimentado pela energia gerada pelo alternador.
O primeiro indício de que o alternador está com problema é a luz acesa no painel. A partir do momento que se tem um consumo maior de energia no veículo (exemplo: instalação de xênon, instalação de som, entre outros) é necessário mais energia, então tem que cuidar não só da bateria como também do alternador.
O alternador é uma peça protegida por uma carcaça metálica, então sempre deve protegê-lo de água.
O alternador é ligado na correia, quando o motor está girando, essa correia faz o alternador girar, e assim, é transformada a energia mecânica em elétrica recarregando a bateria. Portanto, deve-se ter cuidado na hora de fazer o tensionamento na correia do alternador para não deixar esticar demais e danificá-la.
Uma dica importante para não deixar o alternador danificar é trocar a bateria com frequência correta, sem deixa-la ficar velha demais.
O alternador é uma peça que pode ser reparada, mas, dependendo do problema, o mais indicado é substituí-lo.